sábado, 13 de agosto de 2011

Parte de minha história


  
Convalidação de estudos de alunos que cursaram o Ensino Supletivo de 1º e 2º graus (atual Educação de Jovens e Adultos) e Técnico no Colégio Washington. Através do site www.imprensaoficial.com.br, constata-se que existem milhares de publicações sobre este assunto. A cassação definitiva dos cursos, aconteceu em 2006.

Matéria sobre o Colégio Washington, publicada no Diário Popular, 1997.


Fachada inicial do prédio, quando o Colégio Washington foi para a Praça Pedro Lessa, antiga Praça do Correio.

Eu, Washington Murilo da Costa Melo, na primeira solenidade de formatura do Colégio Washington (1980), recebendo o cumprimento de uma aluna.


Primeira solenidade de formatura do Colégio Washington.

Primeira solenidade de formatura do Colégio Washington.

Eu, Washington Murilo da Costa Melo, participando de aula.


Participação do Colégio Washington no programa É Proibído Colar, que era apresentado por Antonio Fagundes e Clarisse Abujamra.


Eu, Washington Murilo da Costa Melo, como presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Supletivo, firmando uma das inúmeras convenções coletivas de trabalho com o Sindicato dos Professores de São Paulo.

O Colégio Washington começou a funcionar em 1979, com o Ensino Supletivo Regular de 1º e 2º graus, após autorização da Secretaria de Estado da Educação.
Entretanto, minha vida de empresário já havia começado em 1964. Com apenas 24 anos, fundei a Editora Washington. Em 1972, editei o Curso Integrado para o Ensino Supletivo, em quatro volumes encadernados. Foram três edições, com o total de 20.000 coleções. Anteriormente, já havia editado o Curso Integrado de Madureza e Vestibulares e o Curso Integrado de Matemática. Complementando informo, que antes de tudo isto, trabalhei durante cinco anos como vendedor de enciclopédias e coleções de livros em geral. Tive como clientes, dentre os milhares, o jurista Washington de Barros Monteiro, a autora Ivani Ribeiro, a atriz Anilza Leoni e os então jovens advogados Ives Gandra da Silva Martins, Paulo José da Costa Júnior e  Darmy Mendonça.
Foi o trabalho de 5 anos como vendedor de coleções de livros, que me inspirou a fundar a Editora Washington em 1964, assim como, foi o trabalho desenvolvido através o Curso Integrado Washington, preparatório para os exames supletivos, empresa que também mantive, que me motivou a fundar o Colégio Washington em 1979.

Eu, Washington Murilo da Costa Melo, como presidente do SEMES, Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Supletivo de São Paulo, em matéria publicada no Jornal do Mantenedor, 1998.


 
Eu, Washington Murilo da Costa Melo, em matéria publicada no Jornal da Escola Particular, combatendo a venda disfarçada de diplomas que existia na época, 1999.

Eu, Washington Murilo da Costa Melo, em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo, 1999. Combatendo irregularidades de alguns cursos à distância que haviam na época.

Em janeiro de 1961, ainda com 20 anos, já trabalhando como vendedor de enciclopédias e coleções de livros em geral, não mais morando em pensão e já estabilizado economicamente, fiz minha primeira viajem à Aracaju. Na volta, a bordo de um DC4 da Lóide Aéreo Nacional, trouxe para São Paulo minhas irmãs Maria Nilda e Nilzete. A Maria Nilda, que está ao meu lado na foto, foi minha funcionária durante 32 anos. Inicialmente na Editora Washington e em seguida, no Colégio Washington. Durante os 32 anos em que foi minha empregada, a Maria Nilda exerceu a função de tesoureira, recebendo mensalidades e trabalhando com exclusividade na contabilidade e finanças de minhas empresas. Posteriormente a tudo isto, foi concedida à Maria Nilda a sociedade no Colégio Washington.


Em 1974, já empresário a 10 anos, eu, Washington Murilo da Costa Melo, concluí o curso de Direito. O curso de Pedagogia concluí em 1983, pois eu tinha também o objetivo de assumir a diretoria pedagógica do Colégio Washington. Naquela oportunidade, assumi um compromisso moral com minha então diretora pedagógica, de somente assumir a citada diretoria, quando a mesma espontaneamente saísse. De fato isto aconteceu, quando a mesma passou em um concurso público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário